domingo, 15 de maio de 2016

João Pessoa sediará Encontro da Sociedade Brasileira de Canonistas

Inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho
A Sociedade Brasileira de Canonistas, em parceria com a arquidiocese da Paraíba, promove o 31º Encontro da Sociedade Brasileira de Canonistas e 34º Encontro dos Servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil.
Os eventos, que ocorrerão em João Pessoa (PB), de 4 a 9 de julho, têm como objetivos discutir o processo de declaração de nulidade do matrimônio, após o papa Francisco divulgar a Carta Apostólica Mitis Iudex Dominus Iesus (MIDI), que trata do tema no Código de Direito Canônico, e debater sobre o papel dos tribunais, das câmaras e dos bispos no processo.
A formação é destinada a todos que se interessam pelo Direito Canônico, em especial, os vigários judiciais, juízes, defensores do vínculo e oficiais dos tribunais eclesiásticos. Terá as assessorias do bispo auxiliar de São Paulo, dom Sérgio de Deus Borges; do padre Vicente Ferreira de Lima; dos presidente e secretário-geral da Sociedade Brasileira de Canonistas, respectivamente, cônego Carlos Antônio da Silva e dom Hugo da Silva Cavalcante .
As inscrições para participar do encontro podem ser feitas até o dia 30 de junho, pelo e-mail: sbc@arquidiocesepb.org.br ou sueliteil@gmail.com

Programação

No dia 4 de julho, o arcebispo da Paraíba, dom Aldo de Cillo Pagotto, presidirá missa de abertura, na Catedral de Nossa Senhora das Neves, às 19h.
No decorrer do evento, o secretário-geral da SBC, dom Hugo, fará uma apresentação geral do MIDI,  com explicações sobre a aplicação do Motu Proprio. Dom Sérgio de Deus Borges falará sobre a responsabilidade do bispo diocesano no novo processo de declaração de nulidade matrimonial. Padre Vicente Ferreira de Lima abordará as relações entre os Tribunais Eclesiásticos e as Câmaras de Instrução Processual.
Serão realizadas as oficinas sobre "modelos para o encaminhamento de processos documentais, breves e ordinários", e para a Pastoral Familiar. 


Para informações acesse o site da Sociedade Brasileira de Canonistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário