terça-feira, 23 de agosto de 2016

Encontro de Atualização para Presbíteros - 2017

A contínua construção da unidade de vida

APRESENTAÇÃO

A CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para   os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, cumprindo   decisão da 52ª Assembléia Geral, realizada de 30 de abril a   9 de maio de 2014, em Aparecida - SP, promoveu em 2015 o Encontro de Atualização para Presbíteros, na linha da  formação permanente. O Curso teve a duração de 20 dias, de 05/01 a 25/01/2015, na Casa Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo - MG.
Motivados pelo bom êxito da primeira experiência, vamos realizar o 2º ENCONTRO DE ATUALIZAÇÃO PARA PRESBÍTEROS, de 02 a 22 de janeiro de 2017, no mesmo local.

DESTINATÁRIOS:

O Encontro é endereçado a presbíteros diocesanos de todo o Brasil, que tenham de 10 a 25 anos de sacerdócio; que estejam em pleno exercício de seu ministério e na ordinariedade da vida e da missão presbiterais; que estejam em momentos de mudanças de atividades pastoral-missionárias; que estejam em momento particular que exija uma revisão de vida; que queiram abrir o coração para amar, rever, celebrar, agradecer e fortalecer o dom da vocação.
Está organizado de forma a atender a um grupo de 50 presbíteros. Quanto aos participantes, o encontro deseja contemplar na medida do possível, as diferentes regiões do Brasil.

OBJETIVOS:

Geral:
Aprofundar a vida e a missão dos presbíteros, em tempo de globalização, como discípulos missionários de Jesus Cristo a serviço do Reino.
Específicos:
  • Visitar a própria história e seu itinerário vocacional;
  • Destacar a centralidade da palavra de Deus e da Eucaristia no exercício do próprio ministério;
  • Favorecer uma maior unificação e integração da vida pessoal e presbiteral.

 

AMBIENTE

Hotel fazenda - propriedade de religiosas Salesianas; quarto individual; banheiro; lavabo; alimentação farta e variada; auditório; capela; salas para reuniões de grupos; piscina; sauna; carroagens para passeio; gado leiteiro; jardins; quadra para diversos esportes. Clima ameno. Cachoeira do campo está a cerca de 70km de Belo Horizonte e bem próximo de Ouro Preto e Mariana.
Mais informações no site: www.retirodasrosas.com.br

 

EIXOS TEMÁTICOS

  1. Vida humano-afetiva: afetividade, celibato, relações humanas, vida saudável, educação alimentar, exames médicos básicos.
  2. Vida espiritual: Eucaristia, Liturgia das Horas, Leitura Orante da Palavra, Direção e Aconselhamento Espirituais, Confissão, Liturgia, Projeto de Vida.
  3. Vida Comunitária: Grupos de vida, trabalhos em equipes, trabalhos manuais, partilha de vida, correção fraterna, lazer e Pastoral Presbiteral.
  4. Vida intelectual: Além dos temas estritamente teológicos, serão abordadas questões relacionadas à Gestão Eclesial, Administração Paroquial e  Evangelização pelas redes sociais.
  5. Vida Apostólica: Partilha de experiências missionárias, planejamento pastoral, estágio pastoral e técnicas de comunicação.

 

METODOLOGIA

O Curso terá sincronicamente dois momentos: teórico e prático e será conduzido por uma equipe multidisciplinar. No presente Curso será valorizada a experiência de vida presbiteral. O testemunho de vida terá lugar de destaque.
O programa também contemplará celebrações eucarísticas diárias, Liturgia das Horas, Leitura Orante da Palavra de Deus, piedade popular e momentos devocionais (terço, adoração ao Santíssimo, via-sacra), espaços de partilha e revisão de vida, atividades pastorais missionárias, dentre outros.

 

VAGAS:

  • Vagas limitadas: 50 participantes

INVESTIMENTO:

O pagamento referente às despesas do Curso e Hospedagem (R$ 5.000,00) podem ser negociadas diretamente com a Casa de Retiros das Rosas:


INSCRIÇÕES:

Mais informações:
  • Pe. Deusmar Jesus da Silva
  • Contato: (61) 2103-8384
  • E-mail: svm@cnbb.org.br

 

APOIO:

Os participantes irão pagar as despesas de viagem e hospedagem, pois, todos os outros custos (assessores, professores, secretária do curso, materiais etc.) serão assumidos pela comissão Episcopal Pastoral para a Vida Consagrada da CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário