quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Papa Francisco nomeia bispo para a diocese de Propriá, no Sergipe


Nascido em 15 de junho de 1968, na cidade de Curaçá (BA), padre Vitor é formado em Filosofia pelo Institutum Sapientiae, em Anápolis (GO) e em Teologia pela Universidade Católica de Salvador, na Bahia. Também tem especialização em Espiritualidade Sacerdotal e Missionária.
Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 18 de abril de 1998, na diocese de Jequié, na Bahia. Entre as funções que exerceu estão a de pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Jequié (BA); reitor do Seminário Maior Diocesano; diretor Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, de 2006 a 2010; pároco da Paróquia Catedral de Santo Antônio, em Jequié, de 2011 a 2016 e, por último, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Maracás (BA), função que exerce desde agosto de 2016.
Confira, abaixo, a saudação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ao novo membro do episcopado:
Prezado Irmão, Vítor Agnaldo de Meneses.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se alegra com sua nomeação como bispo da diocese sergipana de Propriá. Com sua nomeação, Papa Francisco manifesta, mais uma vez, cuidado e zelo para com a Igreja no Brasil, nomeando-o como o sucessor de dom Mário Rino Sivieri.
Sua trajetória como sacerdote no campo da pastoral e da formação do clero nos faz lembrar que se trata da ação da Providência em vista do que a Igreja iria lhe confiar.
São João Paulo II, recentemente celebrado na memória litúrgica da Igreja, por ocasião da visita Ad Limina dos bispos do nordeste do Brasil, em 1995, disse: “Os votos que vos faço, Bispos do Brasil, é que encontreis em vossos fiéis a colaboração construtiva para serdes sustentados no cumprimento da responsabilidade que vos foi confiada”. Com estas palavras, saudamos sua chegada ao episcopado para servir a Igreja no nordeste brasileiro.
Pedimos que o Irmão leve o nosso abraço de gratidão a dom Mário Rino Sivieri. O lema episcopal “Omnium Servus – servo para todos” nos deixa antever, com alegria, a grande força do ministério dele realizado por 20 anos em Propriá. Enviamos nossos melhores votos de saúde e de paz em seu tempo de emeritude que agora tem início.
Desejamos que seu pastoreio seja fecundo!
Em Cristo,
Dom Leonardo Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário