terça-feira, 19 de abril de 2011

Fidel Castro renuncia a chefia do Partido Comunista de Cuba


Redação SRZD 19/04/2011 07h26
O ex-ditador Fidel Castro, de 84 anos, deixou o cargo de chefia do Partido Comunista de Cuba (PCC), como revela artigo escrito por ele que confirma sua exclusão do Comitê Central. O texto foi divulgado, nesta terça-feira.

"Raúl (Castro, irmão de Fidel) sabia que eu não aceitaria na atualidade nenhum cargo no Partido", explicou o ex-ditador ao comentar um texto no portal cubadebate.cu a respeito de sua "ausência" no novo Comitê Central do PCC, eleito durante o 6º Congresso do partido, a segunda-feira.

Ele estava no cargo de primeiro-secretário do Comitê Central do PCC, desde a criação do Partido, em 1965. Fidel disse ainda, em artigo publicado na capa do jornal oficial Granma, que a nova geração esta sendo chamada para "retificar e mudar, sem hesitações, tudo o que deve ser retificado e mudado, além de continuar demonstrando que o socialismo é também a arte do impossível".

O ex-ditador também reconheceu que superar o sistema capitalista seria um desafio, "que fomenta e promove os instintos egoístas do ser humano", é "um difícil desafio, na época bárbara das sociedades de consumo".

O 6º Congresso do PCC, o primeiro desde 1997, começou no sábado e termina nesta terça-feira. No encontro, os participantes discutem e devem aprovar uma série de medidas econômicas que tem objetivo de atualizar o sistema socialista adotado pelo país, como anunciado pelo presidente Raúl Castro.

Postado por Dedé Camilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário