quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Comissão para os Bispos Eméritos planeja próximas atividades

Reunião ocorreu na sede da CNBB, em Brasília

A Comissão Especial para os Bispos Eméritos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve reunida nesta segunda-feira, 21, na sede da entidade, em Brasília (DF). Na ocasião, os bispos fizeram um balanço anual das atividades da Comissão e planejaram ações para o ano de 2017. 
Uma dessas ações foi apontada pelo arcebispo emérito de Manaus e presidente da Comissão, dom Luiz Soares Vieira, que destacou a elaboração das próximas edições do informativo “Marcas no Caminho”. “Primeiramente nós tratamos aqui do nosso informativo ‘Marcas no Caminho’, que ano que vem esperamos contar com três números. Ele deverá ter entrevistas com alguns bispos do Brasil, notícias da CNBB e, claro, dos bispos eméritos”, afirmou.
Na reunião, os bispos também planejaram o próximo Encontro Nacional dos Eméritos, que ocorrerá de 11 a 14 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ). Ainda no ano que vem, eles também participarão de um encontro promovido pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), em março. Para dom Luiz, os eventos pretendem proporcionar aos participantes uma troca de experiência e vivência.
O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, também esteve presente no encontro. 

A Comissão

A Comissão Especial para os Bispos Eméritos foi criada em 2012 pela presidência da CNBB. Segundo o documento oficial de criação, a Comissão tem como atribuições “acompanhar os bispos eméritos; apoiar e dar assistência aos mesmos; ser elo de comunicação entre os bispos e bispos eméritos e atender às necessidades dos eméritos que não sejam supridas pelas respectivas dioceses".
Atualmente é composta pelo presidente, dom Luiz Soares Vieira; pelo secretário, dom Esmeraldo Barreto Faria; por dom Augusto Alves da Rocha, dom Genival Saraiva França, dom Elias James Manning, dom Itamar Vian e pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, padre Deusmar Jesus da Silva.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário